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10 Tendências de Marketing Digital em 2022

Leitura: 6 min

10 Tendências de Marketing Digital em 2022

É importante se informar sobre as tendências de marketing digital todos os anos. Só assim é possível vender serviços e produtos de forma cada vez melhor, além de ajudar a estabelecer relacionamentos de longo prazo com os clientes.

O marketing tradicional se baseia em outdoors, anúncios em jornais, revistas e publicidades na televisão para envolver e cativar o público.

O marketing digital tem o mesmo objetivo, mas se volta para a internet. Como um dos meios de comunicação mais usados em todo o mundo, a web tem espaço para:

  • Anúncios;
  • Propagandas em vídeo;
  • Conteúdos informativos;
  • Interações em tempo real.

Tendências vêm e vão. Para o ano de 2022, temos 10 previsões de estratégias que farão sucesso com o público, confira!

Conheça 10 tendências de marketing digital em 2022

O começo da década de 2020 não foi nada fácil. A pandemia de COVID-19 forçou o mundo todo a se recolher e praticar o isolamento social.

Essa realidade teve impacto em todas as esferas da vida – incluindo as práticas de Marketing.

Diante do novo cenário, destacamos 10 tendências que devem influenciar esse mercado neste ano.

  1. Experiências híbridas

A pandemia vem melhorando e permitindo viver uma vida um pouco mais próxima de como ela era antes.

Nesse período a experiência híbrida (mesclar presencial e virtual) é uma tendência. 

Com isso, as operações omnichannel devem ser cada vez mais trabalhadas. Comprar um produto no e-commerce e retirar na loja física em menos de 1 hora se tornou uma realidade.

  1. Conteúdo baseado em dados

O Marketing de Conteúdo enfrenta o desafio de integrar dados ao processo de produção para torná-lo mais informativo e relevante.  

O que faz sucesso agora é o conteúdo bem produzido, baseado em análises e exemplos do mundo real. Daí a necessidade de reduzir a velocidade/quantidade de produção e focar na qualidade.

  1. Novos influenciadores

O marketing de influenciadores não é novidade. Mais recentemente, muitas empresas aprofundaram esse relacionamento transformando influenciadores em embaixadores, que se tornam o rosto da marca em parcerias de longo prazo, criando conteúdos específicos e exclusivos, criando um relacionamento entre essas marcas e integrando as audiências.

Há também os fenômenos dos virtual influencers, avatares criados por empresas para representá-las nas redes sociais, trazendo mais identidade à marca.

  1. Inclusão e diversidade

Diversidade e inclusão são compromissos que o Inbound Marketing deve refletir. Os consumidores não querem mais apenas comprar, eles querem comprar de marcas que geram impacto positivo no mundo, que acreditam nas mesmas causas.

Não para por aí. A diversidade e a inclusão devem ir além do que a internet mostra. Nos cargos de liderança da empresa deve haver pessoas de diferentes perfis também.

  1. Metaverso

Em outubro de 2021, o criador do Facebook anunciou que sua empresa teria um novo nome: Meta, em alusão ao metaverso, que é a nova realidade que ele quer construir. 

O metaverso representa um momento em nossas vidas em que o digital será mais importante que o físico. Embora possa parecer improvável, essa realidade já faz parte do nosso dia a dia, e cada vez mais ambos serão “um só ambiente”.

Trata-se de uma espécie de universo digital que inclui tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e, claro, as estratégias de marketing.

  1. Sem cookies

No começo de 2020, o Google anunciou que os cookies não iriam mais ficar à disposição das empresas.

Agora, os profissionais de marketing devem se concentrar na coleta de dados primários, ou seja, dados coletados por eles mesmos diretamente dos usuários.

  1. Custo-benefício

A pandemia trouxe dificuldades financeiras. Para empresas e consumidores, é hora de conter os gastos.

Com o marketing não é diferente. Preços inflacionados e mudanças em hábitos de consumo afetam o fluxo de caixa das empresas. Em 2022, esse cenário poderá afetar os investimentos em marketing e publicidade.

  1. Mudanças no social commerce

Passamos a maior parte do dia nas redes sociais. Além dos recursos de interação, elas são cada vez mais usadas para fazer compras e outras interações.

As plataformas de compra e venda do Facebook e Instagram só tendem a crescer nos próximos anos. 

  1. Evolução do streaming de vídeo

Há alguns anos, as tendências de marketing digital destacavam o poder do vídeo na internet.

Essa tendência não só se consolidou, mas também traz novos formatos que tendem a se tornar mais fortes e complexos no futuro.  

O mercado de streaming de vídeo está mostrando isso agora. O streaming veio para ficar e as estratégias de marketing devem se aproveitar disso nas redes sociais.

  1. Responsabilidade ambiental

As questões climáticas são cada vez mais urgentes. Durante anos, especialistas alertaram as principais nações sobre a necessidade de parar de emitir gases poluentes e evitar a destruição do planeta.  As empresas também aprenderam que devem se comprometer com o meio ambiente, não apenas no discurso do marketing verde, mas sobretudo na natureza da profissão e nos formatos de publicidade, como o Twitter Ads, aderindo cada vez mais práticas saudáveis para se manterem competitivas e manterem suas atividades a longo prazo.

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