No dia 03 de abril foi comemorado o dia internacional do autismo, e para celebrar esse dia fizemos algumas palestras voltado para esse tema em que teve a presença de várias palestrantes que conhecem a realidade de pessoas que convivem com essa situação. Apesar das dificuldades, a sociedade está a procura de saber mais informações e como lidar com isso. 💙👶
Durante a palestra foi mostrado como funciona o transtorno, como lidam com isso no dia a dia, como ensinar as crianças a se defender de questões de bullying, como enfrentar os desafios ao decorrer do dia, como encontrar uma escola que entenda as necessidades de aprendizado e foram relatados alguns sintomas.
Sabia, que algumas pessoas diagnosticadas com autismo tendem a demonstrar desde crianças pequenas ações. Mas isso às vezes acaba passando despercebido e dependendo da situação a pessoas fará o diagnóstico somente quando adulto. Mas quais são esses sintomas? Geralmente são: falta de interação social, não conseguem limitar de forma mental o que é pra ser feito ou não, tem muita dificuldade na comunicação, tem muitas alterações comportamentais, imaginação muito limitada, eles(as) são obcecados por uma coisa, a rotina deles tem que ser regrada e não deve ter imprevistos.
Essas informações são muito importantes para criar uma alerta, mas o diagnóstico deve ser realizado por um médico que é especializado, pois ele(a) conseguirá entregar mais certeza ao analisar o paciente.
Nós da UniFECAF agradecemos a todos que participaram do evento, esperamos que tenham gostado de todas as palestras que foram feitas com muito carinho e pensando em proporcionar o melhor conhecimento para vocês!
UniFECAF: Seu Sonho! Nossa Meta! 💙