top of page

Carreira em Marketing – Como Ter Sucesso Nessa Área

Carreira Em Marketing – Uma Área Com Potencial Gigante

Como construir uma carreira em marketing de sucesso? Nosso Head de Growth Marketing vai te contar como conquistou um cargo de gerência aos 19 anos e como você pode ter sucesso nessa área.

Eu sou Rafael Diniz e me tornei Gestor de Marketing da Faculdade FECAF aos 19 anos de idade e posso afirmar com absoluta certeza: Marketing é uma das melhores áreas para se construir uma carreira de sucesso rápido e ganhar muito dinheiro! A área de marketing digital só cresce a cada dia e a demanda por bons profissionais tem aumentado muito.

Apesar da pouca idade, hoje com 22 anos, descobri uma fórmula muito eficiente para alavancar a minha carreira muito rápido e vou entregar tudo para você de graça (e nem é marketing), você vai descobrir o que eu fiz para chegar onde cheguei!

Marketing é Um Propósito de Vida

É importante que você seja apaixonado(a) pelo o que faz, dificilmente vai chegar longe se não sentir paixão pelo seu dia a dia de trabalho. Eu tomei o Marketing como um propósito, uma forma de fazer as pessoas melhorarem de vida a partir de ações, campanhas, publicidade, anúncios, e-mails e etc.

Descobri cedo que o meu trabalho é fazer com que as pessoas se engajem e tomem uma ação que poderá transformar suas vidas completamente a partir de uma decisão por um produto ou serviço específico, isso é propósito e isso faz você querer se desenvolver e evoluir.

Vá Muito Além da Faculdade de Marketing

Se você acredita que vai aprender tudo na faculdade (qualquer uma que seja) e que o seu diploma de graduação ou pós-graduação são suficientes, sinto lhe informar, você está errado(a) (e muito!).

O mercado de marketing e vendas não quer diploma, titulação ou certificação apenas, ele quer experiência, ações, atitudes e resultados. Não que não seja importante estudar, óbvio que é, fazer cursos extras, ler muitos livros e principalmente testar tudo na prática e aprender com os erros e acertos!

Mas entenda que mesmo a faculdade sendo necessária, ela é de longe um diferencial competitivo, o que vai te diferenciar dos outros no mercado são os cursos extras e certificações (google, facebook, inbound e etc), os livros que você leu e principalmente os resultados que você gerou!

Teste, Erre, Aprenda, Corrija, Acerte e Repita

Eu sempre costumo dizer que Marketing é um grande teste com uma certa racionalidade, pois lidamos com ações criativas, inovadoras e que nem sempre seguem um padrão e podem tanto fracassar quanto ser um sucesso. Por isso, assuma que na sua jornada em Marketing, você será um(a) eterno(a) aprendiz e teste sem cessar.

Os profissionais de mente fechada, que gostam de falar muito e ouvir pouco são os que não vão muito longe no Marketing, considere todas as ideias que tiver e ouvir como úteis, potencialmente boas e testáveis. Geralmente são das ideias mais absurdas que surgem os resultados mais surpreendentes, nunca descarte uma ideia!

Aprenda a Lidar Com Pessoas, Você Vai Precisar Delas

Henry Ford não foi um grande empresário que ficou para a história atoa, ele aprendeu desde cedo que sozinho não iria conseguir fazer absolutamente nada, por isso, montou um time com os melhores engenheiros dos EUA da época e se dedicou a cuidar deles para que eles cuidassem do negócio.

Na gestão de marketing é assim também, você lida com diversas pessoas diferentes com talentos, pensamentos, experiências, necessidades e desejos diferentes, por isso, precisa aprender a lidar com pessoas, respeitar as individualidades e personalizar a sua liderança.

Seja Generalista e Especialista

Se você quer chegar ao topo em marketing, você precisa saber de tudo um pouco e saber muito sobre algo. Um(a) gestor(a) de marketing lida com profissionais de diversas áreas como Conteúdo, SEO, Mídia, Design, Inbound e por aí vai, por isso, precisa conhecer todas as áreas de marketing para saber o que demandar e como otimizar o trabalho destes profissionais.

Paralelo a isso, você precisa ser especialista em uma ou mais áreas dentro do marketing, se eu pudesse te dar um conselho, recomendaria que você se especializasse em pessoas, projetos e principalmente em estratégia, sim, um bom estrategista vence guerras com mais facilidade e rapidez.

Não Tenha Medo de Crescer Rápido

Quando eu fui convidado para assumir a gestão de marketing da Faculdade FECAF no auge da Pandemia, o medo bateu à minha porta, por algumas semanas eu sentia como se não soubesse nada de marketing (e olha que eu já sabia muito), mas descobri que é no dia a dia que você vai aprender a lidar com os problemas e desafios dessa área.

Por isso eu reforço: não tenha medo! Encare, quando surgir a oportunidade, aceite e faça o seu melhor, aproveite o que você faz bem e aperfeiçoe o que você não faz tão bem assim, o processo de aprendizagem é natural mesmo em cargos de alta gestão.

Lembre-se que “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.”, você é responsável pelas ações, decisões, resultados e consequências de tudo aquilo que cria em Marketing, assim como também tem um grande poder de influenciar milhares ou até milhões de pessoas a tomarem uma decisão, sempre faça um exercício de empatia e ofereça o melhor produto, pelo melhor preço, com a melhor oferta para a pessoa certa!

Obrigado pela leitura (se você chegou até aqui, você vai longe!)

Um abraço e sucesso! =)

22 visualizações0 comentário
bottom of page