Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Clima organizacional: como melhorar rapidamente?

Leitura: 6 min

Clima organizacional: como melhorar rapidamente?

As grandes empresas já enxergam seus colaboradores como peças importantes para seu sucesso, e com isso melhorar o clima organizacional é crucial

Cada vez mais as pessoas estão procurando se preocupar com a sua saúde mental em ambientes corporativos. Não são apenas os colaboradores que optam por ambientes mais tranquilos, sem  pressões absurdas por resultados, e sim, as empresas querem melhorar cada vez mais o clima organizacional. 

As pessoas estão se valorizando mais. Existe uma tendência de cada vez mais profissionais buscarem locais com bem-estar do que ganham grandes fortunas. Além do aumento dos casos de pessoas com Síndrome de Burnout. O clima de uma empresa conta muito para os resultados que elas buscam. O progresso pelo progresso não é algo que as grandes empresas estão procurando. É preciso ter responsabilidade social!

E sempre vem a pergunta: como melhorar o clima organizacional? É possível? Ainda mais em tempos de incertezas, de muitos desafios. O desafio do home office devido a pandemia está fazendo com que as relações de trabalho tornam-se cada vez mais diferentes do que sempre aconteceu. Mas antes é preciso explicar o que é o clima organizacional.

Clima organizacional: a definição! 

A definição de clima organizacional é a percepção coletiva que todos os colaboradores têm da empresa. Os elementos que as pessoas têm no ambiente de trabalho. Se ele é bom, produtivo, improdutivo ou ruim. Ninguém gosta de trabalhar em um local onde o profissional não é valorizado, ou possuem assédios morais ou sexuais, né? 

Esse é um grande desafio dos tempos atuais. A empresa saber ser competitiva, mas os gestores não terem uma postura inadequada. O colaborador quando está satisfeito, as chances dele produzir mais são gigantescas.

Incentivo não é apenas aumento salarial… É MUITO MAIS!

É óbvio que todos os colaboradores querem bons salários, ou pelo menos que sejam compatíveis com o mercado. Mas quando se fala em incentivo, as pessoas tendem a achar que se fala apenas de um aumento salarial. Dar feedbacks positivos, promover um plano de meritocracia, esses são exemplos de boas práticas.

Colaboradores são espelhos de seus líderes. Quando um líder incentiva ambientes de parceria, de união entre seus colaboradores, a tendência é que o clima organizacional fique muito melhor de trabalho. E o que isso na prática significa para a empresa? Resultado!!! Quando um colaborador está feliz, as chances dele produzir melhores resultados são gigantescas. Outro grande problema que será resolvido: diminui drasticamente o número de rotatividade das empresas.

VEJA MAIS SOBRE A PÓS EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL!

Quais são os resultados positivos entre os colaboradores de um clima organizacional positivo?

Um péssimo clima organizacional pode proporcionar uma série de traumas entre os colaboradores, mas e quando o clima é positivo? Sabe aquele profissional que tem prazer em trabalhar? Que ‘veste a camisa’ da empresa? Provavelmente são exemplos de colaboradores que trabalham em locais com clima organizacional bastante positivo!  Aqui você vai ver algumas características positivas que os colaboradores possam ter:

  • Produtividade
  • Competitividade saudável
  • A empresa se tornar atrativa para futuros colaboradores
  • O colaborador sentir-se valorizado
Investir em um clima organizacional saudável só fazem motivar os colaboradores

O papel do profissional de Recursos Humanos em uma melhoria de um clima organizacional!

Um bom profissional de Recursos Humanos precisa ter quase a obrigação de se preocupar com o clima da empresa. Parte de sua responsabilidade é promover ambientes de trabalho propícios para o bem estar dos profissionais envolvidos. E como ele pode propor uma melhoria no ambiente de trabalho?

Existem várias formas. Pesquisas de clima são sempre uma boa alternativa. O colaborador precisa ter voz na empresa em que trabalha. Muitas organizações já perceberam que o clima não é vantajoso para fazer negócios, e passaram a mudar a forma de comportar. 

Uma boa pesquisa de clima organizacional deve ter um número médio de perguntas. E sempre é bom lembrar que a pesquisa precisa ser sigilosa, os colaboradores precisam ter liberdade suficiente para descrever o ambiente em que trabalho, sem receio de uma revanche de seus gestores. Lembrando que isso é uma forma de melhorar o ambiente, e a empresa só sai ganhando. Algumas sugestões de perguntas podem ser:

  • volume de trabalho;
  • carga horária;
  • distribuição de tarefas;
  • salários e benefícios;
  • comunicação interna;
  • avaliação da liderança;
  • espaço físico da empresa.

Mas a pesquisa em si não vai resolver problema algum. É preciso transformar os dados coletados em resultados. Ou seja, uma análise séria e profunda dos resultados de uma pesquisa de clima sempre são mais interessantes. Não adianta nada realizar uma pesquisa e não tomar atitudes. 

Ser gestor de uma grande empresa tem sua responsável. Esse é o cargo que inspira todos os colaboradores. E cada vez mais as pessoas que assumem postos de liderança que querem liderar grandes empresas começam a perceber que os colaboradores sãos mais que números, e sim são pessoas.

Investir em um bom clima organização é o caminho certo!

Lembrando que promover um clima organizacional mais saudável só traz benefícios para as empresa. O mundo está mudando, a forma de lidar nos ambientes corporativos também está em constante mudança. Quem não mudar a sua forma de lidar com problemas dentro dos ambientes organizacionais vai acabar ficando para trás!

Mas não é apenas o gestor ou líder de uma empresa que deve se preocupar em proporcionar ambientes saudáveis para os colaboradores produzirem e trabalharem. Os profissionais de Recursos Humanos também tem grande responsabilidade nessa mudança de comportamento.

Calma! As mudanças não vão acontecer de uma hora para a outra. Mas é preciso uma mudança na cultura organizacional. Se uma empresa nunca procurou ter um diálogo entre os colaboradores, provavelmente ela terá grandes dificuldades em proporcionar mudanças.

O movimento precisa ser orgânico. É muito melhor começar com pequenas conquistas do que fazer mudanças radicais e o clima ficar pior do que estava antes. E aqui entra a importância de um profissional de recursos humanos antenado nas mudanças do mercado.

Aqui você pode ver todos os detalhes do curso de Gestão de Recursos Humanos! Mas se preferir, clique abaixo e baixe um pdf exclusivo com tudo que você precisa saber sobre o curso de RH aqui na FECAF!

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin


Baixe o PDF EXCLUSIVO sobre GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS!

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.