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Estudo do Ciclo Vital e de Psicologia do Desenvolvimento Infantil. Reflexão sobre os métodos de estudo do desenvolvimento infantil. A influência genética e ambiental no desenvolvimento infantil. Desenvolvimento pré-natal e nascimento. Desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social nas fases de bebê e primeira infância.
Estudo da construção das diferentes concepções históricas da infância, da criança e da educação infantil. Reflexão sobre a institucionalização da infância. Explicitação das políticas públicas educacionais: concepções, características e objetivos.
Análise das relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.
30 horas
Estudo da Base Nacional Comum Curricular. Reflexões sobre os principais conceitos da BNCC na Educação Infantil. Explicitação das principais abordagens dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.
30 horas
Estudo dos aportes teóricos da Sociologia da Infância. Reflexão sobre o significado de “crianças e infâncias”, estabelecendo uma análise entre a construção histórica desses conceitos e a forma com que são apresentados na contemporaneidade. Estudo das questões de gênero na infância, relação mídia e infância, escuta e protagonismo infantil, culturas infantis, assim como todas as diversidades e singularidades que permeiam a infância. Discussão sobre a forma com que deve ser desenvolvido o trabalho com as crianças de 0 a 05 anos, no contexto da Educação Infantil.
30 horas
Estudo da concepção de infância numa perspectiva histórica. Explicitação do espaço da criança nas sociedades nos diferentes tempos e espaços históricos. Constituição do campo da educação infantil no Brasil e no mundo. Estudo dos pressupostos filosóficos e científicos da educação infantil. Reflexão sobre conceito de qualidade aplicado à educação e, em especial, à educação infantil.
30 horas
Estudo das metodologias ativas para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Reflexão das metodologias ativas adequadas a educação infantil.
30 horas
Concepção do desenvolvimento e aquisição da linguagem oral e escrita de zero a cinco anos. A função social da linguagem; aprimoramento das práticas de leitura e de escrita para atingir a competência linguística. O processo de alfabetização. A relação dos conteúdos simbólicos infantis e a linguagem infantil e as questões relativas a consciência fonológica.
30 horas
Estudo dos conceitos, fundamentos teóricos e metodológicos do desenvolvimento do trabalho pedagógico da Educação Infantil, bem como as práticas docentes que norteiam os processos de aprendizagem e de avaliação nessa primeira Etapa da Educação Básica. Aborda o estudo das correntes de pensamentos que investigam estes processos e que defendem o respeito a cada criança como sujeito histórico que pelo processo reflexivo de descoberta pessoal, reconstrói e dá significado a sua existência.
30 horas
Estudo das percepções frente a educação inclusiva, problematizando,
especificamente as práticas pedagógicas com crianças deficientes na educação
infantil.
30 horas
Estudo das questões relativas a ludicidade na educação infantil na utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras para seu desenvolvimento.
Explicitação da Música, Estética, e
Sensibilidade. Reflexão sobre a música como manifestação artística e expressão de sentimentos. Ampliação do repertório artístico-cultural das crianças: gêneros, ritmos, estilos, épocas e diversidade cultural;Estudo das cantigas de roda a música clássica; Construção de instrumentos musicais.
Estudo da matemática como linguagem e análise de questões relevantes para o professor da Educação Infantil; Matemática como comunicação; Refelxão sobre a fundamentação psicológica do
ensino de matemática; Explicitação do papel do lúdico no ensino de matemática; Análise dos recursos metodológicos para o ensino de matemática: o jogo, os materiais estruturados, a história do conceito, a resolução de problemas.
30 horas
Reflexão sobre a importância de propiciar situações que levem ao conhecimento do mundo pelos alunos da educação infantil. Explicitação sobre ensinar o conhecimento do mundo, a partir das contribuições das ciências naturais e humanas.
30 horas
Estudo das novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação. Reflexão sobre a relação comunicação e educação na sociedade contemporânea. Relações entre mídia, cultura e subjetividade; Reflexão sobre a influência da TV nos
processos escolares; a utilização da mídia como instrumento didático-pedagógico.
30 horas
Estudo do processo de pesquisa científica e suas classificações. Estudo dos métodos e técnicas de pesquisa. Explicitação da comunicação científica. Reflexão sobre a ética em pesquisa (plágio). Estudo da base de dados científicos. Estudo e construção da estrutura e componentes artigo científico.
30 horas
Estudo do Ciclo Vital e de Psicologia do Desenvolvimento Infantil. Reflexão sobre os métodos de estudo do desenvolvimento infantil. A influência genética e ambiental no desenvolvimento infantil. Desenvolvimento pré-natal e nascimento. Desenvolvimento biológico, cognitivo, psicológico e social nas fases de bebê e primeira infância.
Estudo da construção das diferentes concepções históricas da infância, da criança e da educação infantil. Reflexão sobre a institucionalização da infância. Explicitação das políticas públicas educacionais: concepções, características e objetivos.
Análise das relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos.
30 horas
Estudo da Base Nacional Comum Curricular. Reflexões sobre os principais conceitos da BNCC na Educação Infantil. Explicitação das principais abordagens dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.
30 horas
Estudo dos aportes teóricos da Sociologia da Infância. Reflexão sobre o significado de “crianças e infâncias”, estabelecendo uma análise entre a construção histórica desses conceitos e a forma com que são apresentados na contemporaneidade. Estudo das questões de gênero na infância, relação mídia e infância, escuta e protagonismo infantil, culturas infantis, assim como todas as diversidades e singularidades que permeiam a infância. Discussão sobre a forma com que deve ser desenvolvido o trabalho com as crianças de 0 a 05 anos, no contexto da Educação Infantil.
30 horas
Estudo da concepção de infância numa perspectiva histórica. Explicitação do espaço da criança nas sociedades nos diferentes tempos e espaços históricos. Constituição do campo da educação infantil no Brasil e no mundo. Estudo dos pressupostos filosóficos e científicos da educação infantil. Reflexão sobre conceito de qualidade aplicado à educação e, em especial, à educação infantil.
30 horas
Estudo das metodologias ativas para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Reflexão das metodologias ativas adequadas a educação infantil.
30 horas
Concepção do desenvolvimento e aquisição da linguagem oral e escrita de zero a cinco anos. A função social da linguagem; aprimoramento das práticas de leitura e de escrita para atingir a competência linguística. O processo de alfabetização. A relação dos conteúdos simbólicos infantis e a linguagem infantil e as questões relativas a consciência fonológica.
30 horas
Estudo dos conceitos, fundamentos teóricos e metodológicos do desenvolvimento do trabalho pedagógico da Educação Infantil, bem como as práticas docentes que norteiam os processos de aprendizagem e de avaliação nessa primeira Etapa da Educação Básica. Aborda o estudo das correntes de pensamentos que investigam estes processos e que defendem o respeito a cada criança como sujeito histórico que pelo processo reflexivo de descoberta pessoal, reconstrói e dá significado a sua existência.
30 horas
Estudo das percepções frente a educação inclusiva, problematizando,
especificamente as práticas pedagógicas com crianças deficientes na educação
infantil.
30 horas
Estudo das questões relativas a ludicidade na educação infantil na utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras para seu desenvolvimento.
Explicitação da Música, Estética, e
Sensibilidade. Reflexão sobre a música como manifestação artística e expressão de sentimentos. Ampliação do repertório artístico-cultural das crianças: gêneros, ritmos, estilos, épocas e diversidade cultural;Estudo das cantigas de roda a música clássica; Construção de instrumentos musicais.
Estudo da matemática como linguagem e análise de questões relevantes para o professor da Educação Infantil; Matemática como comunicação; Refelxão sobre a fundamentação psicológica do
ensino de matemática; Explicitação do papel do lúdico no ensino de matemática; Análise dos recursos metodológicos para o ensino de matemática: o jogo, os materiais estruturados, a história do conceito, a resolução de problemas.
30 horas
Reflexão sobre a importância de propiciar situações que levem ao conhecimento do mundo pelos alunos da educação infantil. Explicitação sobre ensinar o conhecimento do mundo, a partir das contribuições das ciências naturais e humanas.
30 horas
Estudo das novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação. Reflexão sobre a relação comunicação e educação na sociedade contemporânea. Relações entre mídia, cultura e subjetividade; Reflexão sobre a influência da TV nos
processos escolares; a utilização da mídia como instrumento didático-pedagógico.
30 horas
Estudo do processo de pesquisa científica e suas classificações. Estudo dos métodos e técnicas de pesquisa. Explicitação da comunicação científica. Reflexão sobre a ética em pesquisa (plágio). Estudo da base de dados científicos. Estudo e construção da estrutura e componentes artigo científico.
30 horas
Duração: 1 ano e 2 meses
Noturno: Terça e Quinta das 19h10 às 22h30
Integral: Sábado das 8h às 17h
Duração: 1 ano e 2 meses
Noturno: Terça e Quinta das 19h10 às 22h30
Integral: Sábado das 8h às 17h
Duração: 1 ano e 2 meses
Noturno: Terça e Quinta das 19h10 às 22h30
Integral: Sábado das 8h às 17h
Duração: 1 ano e 2 meses
Noturno: Terça e Quinta das 19h10 às 22h30
Integral: Sábado das 8h às 17h
Duração: 1 ano e 2 meses
Noturno: Terça e Quinta das 19h10 às 22h30
Integral: Sábado das 8h às 17h
Duração: 1 ano e 2 meses
Noturno: Terça e Quinta das 19h10 às 22h30
Integral: Sábado das 8h às 17h