Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Descubra como otimizar o seu tempo

Leitura: 6 min

Descubra como otimizar o seu tempo

Uma das formas de melhor otimizar o tempo é passar investir em gestão de tempo. Aprenda como colocar em prática!

Você está sentindo que as horas estão passando rápido demais e tem a sensação de que não está produzindo absolutamente nada? Saiba que esse é um grande problema atual e comum. E com o isolamento social, o profissional e o pessoal passaram a se misturar, ninguém muito bem ao certo sabe como separar o horário de trabalhar e de relaxar.

Existem inúmeras técnicas para você começar a praticar a gestão do seu tempo. Essa é uma estratégia para você começar a melhorar a sua relação com o tempo. Um detalhe importante é que segundo uma recente pesquisa, o Brasil é um dos países que mais possuem pessoas estressadas, e a falta de otimização do tempo pode ser um dos motivos.

O que é gestão de tempo?

Gestão do tempo é um conjunto de estratégias usado para melhorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas.

O gerenciamento do tempo, portanto, consiste na adoção de uma série de processos e ferramentas que auxiliam o cumprimento de atividades e projetos, dentro dos prazos estabelecidos e com resultados satisfatórios.

Veja as melhores práticas de como otimizar o seu tempo:

Você não sabe como colocar a gestão de tempo em prática? Abaixo, fizemos uma seleção de boas práticas que podem te ajudar a organizar melhor o seu tempo.

  • Planejamento
  • Definição de metas
  • Prazos
  • Agendamentos
  • Priorize as tarefas
  • Delegue tarefas
  • Organize as pausas
  • Fuja da procrastinação

E com o home office?

O mundo mudou muito em pouco tempo. O home office passou ser uma realidade para muitas pessoas, e com isso, a relação com o tempo mudou também. Antes a pessoa ia para o trabalho, e depois voltava para a casa. Mas com a pandemia do COVID-19, o número de pessoas que se viram obrigadas a trabalharem em casa aumentou. E como fazer a gestão do seu tempo em um home office?

Primeiro: é primordial você separar o tempo de trabalhar e o resto de sua vida. Não é normal você não ter hora para trabalhar, achar que pode responder qualquer tipo de e-mail em qualquer horário. Dê um limite para você. Aprenda a cuidar de você, em ter o seu momento de relaxar, de aproveitar a sua vida em família, em fazer as atividades que você mais gosta de fazer.

Tome cuidado com a velocidade dos acontecimentos. Em tempos onde o whats app faz você responder uma mensagem em segundos, você acaba se perdendo. Não queira resolver todos os problemas em qualquer horário. Respeite que você tem a sua vida, mas as pessoas que trabalham com você também tem a vida delas.

Aprenda usar a tecnologia em seu favor!

Já falamos que a tecnologia e essa velocidade podem fazer com que você não saiba separar o tempo para seus interesses individuais. Mas a tecnologia é uma forma que pode te ajudar bastante em gerenciar o nosso tempo. Existem muitos aplicativos que podem te fazer a separar e organizar o seu tempo.

E aqui vamos destacar dois aplicativos que podem te ajudar a organizar o seu tempo: Google Agenda e Trello.

O Google Agenda é gratuita e contribui para o planejamento, e por poder acessar em qualquer lugar, pode fazer com que todos os compromissos sejam marcados. Literalmente você troca a agenda de papel e vai para a agenda em um aplicativo que vai te lembrar quais são seus compromissos.

O Trello é um aplicativo ideal para tarefas coorporativas. Nele é possível elencar as atividades e distribuí-las entre os membros de um grupo.

Tome cuidado para não ser refém do tempo e ficar perdido entre tantos compromissos

E as atividades inesperadas?

Imprevistos sempre acontecem. E mesmo que você seja a pessoa mais organizada do mundo precisa aprender a lidar com o inesperado. Não entre na pilha de não saber lidar com a incerteza. O que você precisa aprender a não desesperar com imprevistos.

Uma boca dica é colocar margem para o imprevisto. Uma reunião pode acontecer do nada, e isso faz parte da vida. E é preciso entender que a vida pede jogo de cintura. Nem tudo acontece feito o combinado. Mas é preciso saber se adaptar com as incertezas da vida.

Invista em qualidade de vida!

Uma das grandes vantagens de uma boa gestão do tempo é saber priorizar a sua qualidade de vida. Quando você sabe se organizar, as chances de você ter uma qualidade de vida são gigantescas. Mas como investir nessa qualidade de vida? A resposta damos lá em cima. Existem boas práticas para investir na sua vida.

Essas boas práticas podem te ajudar a otimizar o seu tempo, mas lembrem-se: não existe milagre. Você precisa fazer seu esforço. Não se abale caso você falhe. O importante é a mudança de um comportamento. Passe a valorizar mais o seu tempo, comece a se colocar em primeiro lugar.

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.