Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Descubra tudo sobre psicologia clínica

Leitura: 6 min

Descubra tudo sobre psicologia clínica

A psicologia clínica é uma das áreas de atuação mais comuns da psicologia. Veja como é o mercado de trabalho.

Uma das áreas de atuação da psicologia, com certeza é a clínica. Qual é a primeira coisa que você pensa quando fala em psicologia? Com certeza é o atendimento ao público, né? E hoje, nesse texto, nós vamos falar sobre esse ramo da psicologia, e no final, você vai entender que para entrar nesse mercado só existe uma dica. 

O que é psicologia clínica?

Vamos lembrar que a Psicologia é a área do conhecimento que investiga o comportamento humano, seus processos mentais e reflexos na interação com o ambiente físico e social. Ou seja, o profissional formado em psicologia é capacitado para identificar patologias mentais e intervir para reduzir o sofrimento emocional.

Na Psicologia Clínica, o profissional faz exatamente isso: por meio da escuta do paciente, o psicólogo faz um diagnóstico clínico que serve como base para o atendimento que pode ter como objetivo:

  • tratar transtornos mentais;
  • aliviar o sofrimento mental;
  • promover o autoconhecimento;
  • restabelecer a saúde psíquica do paciente.

VEJA A DIFERENÇA ENTRE PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA CLICANDO AQUI!

Essa área de atuação é uma das mais clássicas da Psicologia porque, quando se fala em psicólogo, a maioria das pessoas forma na mente a imagem do profissional que ouve alguém no divã. Essa percepção inicial, que você também pode ter tido, reflete bem o trabalho que desenvolverá se optar pela Psicologia Clínica.

Áreas de atuação:

Como vimos, o profissional de psicologia clínica utiliza os métodos e as abordagens essenciais para diagnosticar a realidade psíquica do paciente e realizar intervenções de acordo com suas necessidades.

Com isso, não existe um público com perfil definido para o atendimento. Você pode, por exemplo, trabalhar com Psicologia Clínica para atender crianças, adultos, casais e até mesmo famílias inteiras. E com isso, também não existe um local específico para o atendimento psicológico como acontece na Psicologia e RH.

É necessário apenas que o ambiente reservado para a sessão seja adequado e consiga resguardar o conforto e o sigilo exigido. As sessões podem ser feitas na casa do paciente, em um consultório ou qualquer outro ambiente em que surgir a necessidade dessa intervenção.

A pandemia e o isolamento social também fizeram aumentar a preocupação com a saúde mental. Cada vez mais as pessoas estão indo atrás de um acompanhamento profissional. E o papel do profissional de psicologia clínica ficou crucial. Além disso, o atendimento remoto acabou tornando cada vez comum. As pessoas fazem as suas sessões com profissionais de psicologia clínica em suas casas por meio de celular, ou algum aplicativo de reunião, como o Zoom ou o Google Meet.

E quanto ganha um profissional de psicologia clínica?

A média salarial no Brasil para um profissional da área de psicologia clínica, no entanto, é de R$ 2.730,22. E agora chegou o momento que vamos te contar o segredo para entrar no mercado de trabalho. Iniciar uma faculdade. Sem o diploma, você não vai conseguir um emprego nessa área.  Não existem atalhos, e com isso, você logo vai perceber que é preciso investir em uma faculdade que te coloque no mercado de trabalho o quanto antes! 

O atendimento familiar é um dos ramos da psicologia clínica!

Afinal de contas, como é o curso de psicologia?

O curso de Psicologia é o curso que estuda o ser humano, o contexto que está inserido e suas experiências visando promover a saúde mental e qualidade de vida. O profissional não está limitado ao consultório, o mercado está em crescimento e abrindo portas para a atuação em outros setores.

E a psicologia na FECAF tem nota 4 no MEC. Com professores especialistas e antenados no mercado de trabalho, o curso consegue unir a teoria com a prática. Ao ingressar em uma faculdade como a FECAF que está entre as melhores 18% faculdades do país, o aluno desde do primeiro dia vai ser influenciado a produzir portfolios.

Além de que o aluno que fizer psicologia na FECAF tem acesso ao setor de empregabilidade da faculdade. Nós te damos todo o suporte necessário para o aluno conseguir ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível.  Além de utilizar a plataforma de empregabilidade – Workalove, e ter um currículo otimizado para o mercado de trabalho!

Quais disciplinas se estudam em Psicologia?

Depois de você ser aprovado no processo seletivo e iniciar as aulas, você terá uma grande variedade de disciplinas para estudar. Desde noções de avaliação psicológica, neuropsicologia, psicologia da saúde, psicologia do desenvolvimento, fundamentos da psicologia e supervisão clínica.

Professores Qualificados

E por falar em professores, todos eles são capacitados e antenados com o mercado de trabalho do psicólogo, ou seja, todos eles são área. Além de que, as aulas são voltadas aos skills compatíveis com a sua área de atuação.

Currículo flexível e certificações durante o curso!

Nós estamos preocupados com o futuro dos nossos alunos. Nós acreditamos que você terá uma trajetória de sucesso. E pensando nisso, nós incentivamos a produção de portfólio no decorrer de todo o seu curso, além de propor um currículo flexível e ter a possibilidade de você ter mini certificados no decorrer do curso. 

Falando em diplomas e certificados, todos são via Badges, com a tecnologia blockchain, onde todos são verificáveis. Ou seja, não tem como mentir em seu currículo, e passar uma imagem mais séria para o mercado de trabalho.

Você ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir? As chances de esclarecer com um teste vocacional diminuem consideravelmente, sabia?

FAÇA SEU TESTE VOCACIONAL DE GRAÇA!

Você se identificou com o curso de Psicologia? Ótimo! A FECAF não quer que você perca tempo e comece a olhar para a sua carreira com mais carinho. Chegou a hora de tirar aquele sonho de ter uma formação acadêmica do papel. 

FAÇA PSICOLOGIA NA FECAF!

FECAF: Seu Sonho, Nossa Meta!

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin

FAÇA SEU PROCESSO SELETIVO AQUI!

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.