Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Design de interiores: tudo o que você precisa saber!

Leitura: 6 min

Design de interiores: tudo o que você precisa saber!

Existem muitas dúvidas sobre design de interiores e arquietura. Muitas pessoas acham que são sinônimos. E nesse texto, você vai entender que possuem semelhanças e diferenças.

A arquitetura, em sua grande maioria das vezes é associada a questões de beleza e harmonia nas variadas construções. Podemos falar sobre partes externas, sobre janelas, portas, elementos. Sempre há muito o que relacionar com a construção em si. Podemos pensar em fatos históricos, marcos e variados meios de viver. Entretanto há uma parte virtual que deve ser considerada o habitante do espaço. 

Quando partimos do pressuposto que toda construção é feita para alguém habitar, seja como moradia ou espaço de pouca permanência, compreendemos que subjetivos. 

Acompanhe o raciocínio de que cada ser possui sua peculiaridade em medidas, em cultura, em hábitos, em região brasileira. Todos podem morar ou habitar em quatro paredes, porém a arquitetura ultrapassa essa visão simples. Então, não se trata apenas de inserir uma porta e uma janela, mas onde essa escolha impacta diretamente em circulação e fluxos, em ventilação e insolação, em disposição de mobiliário, além de estruturas, instalações elétricas e hidráulicas. O projeto deve ser organizado e programado para que todos esses itens funcionem com harmonia e funcionalidade. O método construtivo e a escolha dos materiais de acabamento também fazem parte da construção arquitetônica.

É interessante pensar que, muitas destas questões se relacionam com as necessidades projetuais, com gosto dos clientes/usuários e com estudo sobre intenções. O design por si só, caminha de maneira paralela à arquitetura, mantendo variadas relações e também se distanciando em determinados pontos de vista.

Muito mais que a arquitetura, você vai saber também sobre o design de interiores…

Cores, medidas, história e estética, estão vinculadas à discussão para obter o determinador comum, o conforto. Entretanto seu conhecimento e composição, como método de pesquisa é diferente, causando dúvidas e abrindo questionamentos positivos, afinal, os resultados só agregam para as duas áreas. 

Desenho do design de interiores, há uma leitura sobre como entender o mundo. Se tratando ainda do ambiente interior, há um entendimento minucioso do espaço, onde deve ser detalhado em vãos de armários, veios de madeira, ferragens e afins. Há um pensamento sobre a decoração, sobre a estética e o que é contemporâneo dentro do habitar. Pode-se entender ainda de ergonomia, criando opções sobre o espaço e as relações com o corpo humano de maneira unitária. Contudo não há envolvimento com o método construtivo, ou os sistemas prediais. Seu envolvimento, como o nome direciona, é para as partes internas da construção.

Podemos por assim dizer que há um nicho da arquitetura que possui esse olhar para dentro da construção, relacionando toda a infraestrutura construtiva para o espaço interno. O Arquiteto em si, possui uma formação generalista, capaz de atuar em variadas áreas da construção civil. Já o Designer de Interiores possui uma formação relacionada ao nicho. Uma área é complementar a outra, permitindo sempre um bom resultado estético, que se sustenta por sua funcionalidade. E o que muitos nem imaginam, mas você já leu aqui no blog da FECAF, existem programas especificos para otimizar o trabalho do designer de interiores.

Contratar profissionais da área sem se tornar cada vez mais acessível e usual, uma vez que a população no qual começa a compreender que não deve se tratar de luxo ou futilidade e sim planejamento, organização e resultados certeiros. O conhecimento popular da construção civil, não engloba todo o estudo e compreensão do espaço, atendendo às normas e necessidades.    O estudo sobre o espaço, materiais, leis, sistemas construtivos, história e etc, contempla tais áreas, e como sempre, notamos que o resultado é bacana. Há também vantagens financeiras, onde há minimização de gastos desnecessários pelo planejamento feito.

Quem é Patrícia Marcucci Kulaif?

Graduada pela Universidade Anhembi Morumbi como Arquiteta e Urbanista, Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi É coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade FECAF desde setembro de 2020. E desenvolve projetos arquitetônicos e consultorias em ambientes residenciais e comerciais.

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.