Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Saiba todos os detalhes sobre direito administrativo

Leitura: 6 min

Saiba todos os detalhes sobre direito administrativo

Nesse post, você vai entender todos os detalhes do direito administrativo, como conceitos, mercado de trabalho e salário

O direito é um dos ramos mais amplos que se existe, afinal, quando se fala em direito, nós estamos falando em legislação, e existem tantas especificas que não tem como o direito ter uma especialidade. E hoje, nós vamos falar sobre o direito administrativo. Nesse post, você vai saber todos os detalhes sobre essa área de direito, como mercado de trabalho.

O que é Direito Administrativo?

Para começo de conversa. Vamos começar com a definição de Direito Administrativo. Ela é a esfera do Direito Público Interno que, mediante regras e princípios exclusivos, regulamenta o exercício da função administrativa que é exercida por agentes públicos, órgãos públicos, pessoas jurídicas de Direito Público, em outras palavras, pela Administração Pública.

Em outras palavras: quando falamos em direito administrativo, nós estamos falando em administração pública.

Quais são os principios do Direito Administrativo?

Para saber os detalhes dessa vertente do direito, saiba que existem 5 principios expressados na Constitucional Federal. O da Legalidade, de Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade e da Eficiência.

LEGALIDADE: 

Como o próprio nome diz, esse princípio diz respeito à obediência à lei. Na Constituição encontra-se no inciso II, do artigo 5° da CF/88, que diz: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Ou seja, no popular, poderá fazer tudo que não seja proibido pela lei. 

IMPESSOALIDADE

Independente do cargo, o agente eleito, assim que for eleito, concursado ou indicado, ele está ocupando a posição de servir aos interesses públicos. O que faz com que seus atos obrigatoriamente devem ter como finalidade o interesse público.

MORALIDADE

Anos atrás os romanos já diziam que “non omne quod licet honestum est” (nem tudo que é legal é honesto). Obedecendo a esse princípio, o administrador deve, além de seguir o que a lei determina, pautar sua conduta na moral comum, fazendo o que for melhor e mais útil ao interesse público, separando o bem do mal, legal do ilegal, justo do injusto, conveniente do inconveniente e honesto do desonesto. 

PUBLICIDADE

Este é mais um vetor da Administração Pública, e diz respeito à obrigação de dar publicidade, ou seja, de levar ao conhecimento de todos os seus atos, contratos ou instrumentos jurídicos como um todo. Fazendo isso, dá transparência e confere a possibilidade de qualquer pessoa questionar a atividade administrativa que, destaco novamente, deve representar o interesse público. A publicidade surte os efeitos previstos também se feita através de órgão oficial, que é o jornal, sendo ele público ou não.

EFICIÊNCIA

Este princípio foi o último a ser introduzido na CF/88. Ele revela dois aspectos distintos, um em relação à atuação do agente público, outro em relação à organização, estrutura e disciplina da Administração Pública. 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho na área do direito administrativo é amplo e está sempre aquecido apesar do grande número de cursos existentes no país, mas os empregos mais almejados são aqueles que têm como forma de ingresso o concurso público, pois oferecem as maiores e melhores oportunidades.

O especialista em Direito Administrativo pode desenvolver suas atividades profissionais na área pública, mas também atuar em escritórios de advocacia na defesa de clientes em processos administrativos, por exemplo.

Quanto ganha o profissional de Direito Administrativo?

O salário do profissional em Direito Administrativo pode variar de acordo com o nível de ensino e a experiência profissional, a empresa contratante e a região do país. No entanto, no momento, a média salarial para esse especialista é de R$ 3.333,02.

Direito: um curso com alta empregabilidade! 

Quem faz faculdade e não está preocupado(a) em ter um bom emprego e ganhar um ótimo salário, realmente não sabe o que está fazendo (tenho certeza que este não é você). Devido a flexibilidade de áreas para atuar, quem faz Direito, raramente ficará sem emprego, já que você pode atuar em qualquer departamento!

Quais são as disciplinas que eu vou estudar no curso de Direito?

Depois de você ser aprovado no processo seletivo e iniciar as aulas, você terá uma grande variedade de disciplinas para estudar. Desde noções de direito, como o ambiental, civil, constitucional, trabalhista, público, penal e humanos.

Professores Qualificados

E por falar em professores, todos da faculdade de direito são capacitados e antenados com o mercado de trabalho, ou seja, todos eles são área. Além de que, as aulas são voltadas aos skills compatíveis com a sua área de atuação.

E por que você deve escolher a FECAF?

A FECAF tem nota máxima no MEC, além de estar entre as 18% melhores faculdades do país. Nós utilizamos a melhor plataforma de ensino do mundo: DSL – Brightspace. Qualquer dúvida que você tiver, pode entrar em contato pelo nosso whats app que te damos todo o suporte. 

Mas principalmente: nós estamos preocupados com o futuro dos nossos alunos. Nós acreditamos que você terá uma trajetória de sucesso. E pensando nisso, nós incentivamos a produção de portfólio no decorrer de todo o seu curso, além de propor um currículo flexível e ter a possibilidade de você ter mini certificados no decorrer do curso. 

Falando em diplomas e certificados, todos são via Badges, com a tecnologia blockchain, onde todos são verificáveis. Ou seja, não tem como mentir em seu currículo, e passar uma imagem mais séria para o mercado de trabalho.

Outro grande diferencial é o FECAF Carreira, um setor específico com consultorias para você entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível! Além de utilizar a plataforma de empregabilidade – Workalove, e ter um currículo otimizado para o mercado de trabalho!

Currículo flexível e certificações durante o curso!

Nós estamos preocupados com o futuro dos nossos alunos. Nós acreditamos que você terá uma trajetória de sucesso. Com a faculdade de Direito não é diferente. E pensando nisso, nós incentivamos a produção de portfólio no decorrer de todo o seu curso, além de propor um currículo flexível e ter a possibilidade de você ter mini certificados no decorrer do curso.

NPJ

NPJ ( Núcleo de Práticas Jurídicas) é um ambiente em que simula tanto uma sala de julgamento, e uma sala de mediação. O aluno que optar em fazer a faculdade de Direito vai aprender na prática como funcionam essas dinâmicas que são tão importantes na carreira de quem for fazer direito.

Se você ainda tem dúvidas se a faculdade de direito é para você mesmo, você pode fazer um TESTE VOCACIONAL GRATUITO clicando aqui! Mas saiba que essa é uma das vocações mais completas que se existe, e essa é a sua hora de trilhar o seu caminho rumo ao sucesso, não deixe para depois!

Faça  o Curso de Direito aqui na FECAF!

Seu Sonho, Nossa Meta! 💙

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin

FAÇA SEU PROCESSO SELETIVO AQUI!

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.