Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Descubra tudo sobre Psicologia Organizacional

Leitura: 6 min

Descubra tudo sobre Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é uma das áreas que mais gera interesse entre as empresas e organizações

É comum cada vez mais pessoas se preocuparem com o seu bem estar. Não apenas aquele que podemos proporcionar materialmente, mas aquele que mentalmente precisamos nos cuidar. A saúde mental tornou-se uma grande preocupação das pessoas, e as grandes empresas passaram a se preocupar também! Por isso que a psicologia organizacional passou a se tornar um campo de interesse tão importante.

As grandes empresas estão começando a entender que além de se preocupar com a produtividade, elas precisam se preocupar com a saúde mental de seus colaboradores. Ninguém quer trabalhar em um local tóxico, e de certa forma, todo mundo gosta de ser bem tratado. Quando pensamos em psicologia organizacional, estamos pensando numa melhora dentro das empresas, dos times, e fazer com que os colaboradores possam se sentir motivados.

Mas você sabe o que é psicologia organizacional?

Segundo a professora Paula Coimbra, coordenadora de Psicologia da FECAF, a Psicologia Organizacional é uma área da psicologia que trabalha dentro das empresas ou organizações. Conhecido também como comportamento organizacional, ele tem como objetivo entender o comportamento de pessoas, grupos e instituições.

O que o psicólogo faz dentro da empresa, ele faz a captação. Utiliza recursos, tecnicas de avaliações, teste, entrevistas, para captar o melhor profissional para determinada área”, explica a professora Paula. 

Vale entender que a psicologia organizacional e a psicologia do trabalho não são iguais. Elas são complementares! Enquanto a primeira está relacionada ao bem-estar psicológico dos funcionários dentro de uma empresa, em seu ambiente de trabalho. A segunda está mais próxima da gestão de pessoas, e possui um viés mais estratégico.

Em resumo: essa área utiliza o ambiente de trabalho como cenário para as suas análises. E cada vez mais funcionários de RH estão buscando esse ramo da psicologia para transformar os ambientes de trabalho locais mais saudáveis. E a pandemia só fez aumentar esse interesse. 

Muitos ambientes de trabalho passaram a se tornar as próprias casas dos colaboradores. Ou seja, para isso é necessário uma preocupação maior dos setores de recursos humanos em se preocupar com o clima organizacional de suas empresas. Cada vez mais está certo que as grandes empresas enxergam seus colaboradores como pessoas e não como número.

A professora Paula Coimbra, coordenadora do curso de Psicologia, explica tudo sobre psicologia organizacional

As vantagens da psicologia organizacional:

Melhorar a produtividade!

Aumentar a motivação!

Reduzir a rotatividade de contratações! 

O psicólogo pode trabalhar também auxiliando uma promoção e um plano de carreira de determinada área.”, explicou a professora Paula, que afirma que essa é uma área bastante importante na psicologia.

Faça pós-graduação em Psicologia Organizacional na FECAF!

Já mencionamos aqui que quando se investe em uma pós-graduação, o seu salário pode aumentar quase imediatamente, ou seja, ela é um grande plano de carreira. Mas a pós pode lhe dar tantos outros objetivos, como você criar uma rede de contatos .

O que você vai aprender na pós Psicologia Organizacional?

Quando você começa a fazer a pós-graduação em Psicologia Organizacional, você vai estudar as seguintes disciplinas: Coaching e Liderança, Comunicação nas Organizações, Desempenho e Potencial Humano, Dinâmicas Grupais, Gestão por Competências, História da Psicologia Organizacional, Negociação de Conflitos, Psicologia Positiva, Relações Interpessoais e de Poder, Responsabilidade Social e Corporativa.

Você sabia que a FECAF tem uma pós-graduação nessa área? Aqui, você pode ter no modelo da Pós Premium: com dois encontros semanais, você em muito pouco tempo vai conseguir dar mais um passo rumo ao seu sucesso profissional. Em um ano, você vai ter mais um diploma, e pode se especializar em uma área tão relevante quanto essa!  Ou seja, você vai ver que com uma pós-graduação a sua vida profissional vai dar um up!

FECAF: Seu Sonho, Nossa Meta!

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.