Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Por que ESG é tão importante?

Leitura: 6 min

Por que ESG é tão importante?

As boas práticas de ESG só fazem a empresa passar a imagem de pensar em construir um mundo melhor, e não pensar apenas no lucro

No último tempo, um dos termos mais pesquisados na internet foi o ESG. Esse conceito está fazendo com que as grandes empresas comecem a repensar sobre suas práticas. E o Brasil é o país da América Latina que mais pesquisou sobre ESG. Mas você exatamente o que é ESG? E por que é tão importante, principalmente para as empresas? Nesse post, você vai ler tudo sobre ESG, e como o mercado de trabalho está se adaptando para esse conceito que ainda é considerado muito novo.

O que é ESG?

Primeiro, nós vamos te explicar o que significa o termo ”ESG“. Ela é uma sigla em inglês que siginifica: Environmental, social and Governance, ao traduzir para o português significa: Meio ambiente, social e governança. Ou seja, são três pilares de ações que todas as grandes empresas que querem ter um posicionamento contemporâneo.

Cada vez mais as grandes organizações estão compreendendo que o crescimento pelo crescimento não leva a nada, e é preciso ter uma responsabilidade, sobre tudo sustentavel. O mundo está pedindo socorro, e se as pessoas não tiverem um posicionamento mais responsavel, como economizar água, energia, entre outras práticas, o mundo vai passar por grandes problemas.

Foi em 2004, que o termo ESG apareceu no mercado financeiro como uma forma de medir o impacto de ações sustentáveis das empresas. O primeiro local que passou a mencionar esse conceito, foi um grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI), rede ligada à ONU que tem objetivo de convencer investidores sobre investimentos sustentáveis.

Os Pilares do ESG

São três pilares do ESG, o Ambiental (Environmental), o Social (Social), e a Governança (Governance). E cada pilar tem uma função relevante, e que cada organização pode ter boas práticas de ESG, e estar antenado às principais tendências mundiais.

Ambiental

São práticas das empresas voltadas ao meio ambiente. Elas tratam de práticas que podem ajudar a combater o aquecimento global, emissão de gases poluentes, poluição de ar e da água, entre outras necessidades ambientais. Mas como fazer? São ações bem simples, na verdade, como por exemplo, fazer uma política contra o despedicio de água, de energia, ou a utilização de canudos biodegradaveis, entre outras ações.

Social

São todas as ações que envolvem a responbilidade social e o impacto das empresas em torno de toda a sua comunidade, tanto de clientes, como de colaboradores. A diversidade é uma pauta que veio para ficar, e as grandes empresas compreendem que é preciso se comunicar, engajar e acolher o maior tipo de públicos. Outros temas que podem ser retratados é referente a proteção de dados, satisfação dos clientes, segurança do trabalho. O maior tipo de ação que deve ser feita, é a conscientização das pessoas sobre a diversidade, como a importância em diversidade nas contratações.

Governança

Esse terceiro pilar está mais ligado às políticas, processos, estratégias e orientações de administração das empresas. E ações para esse grupo, envolvem conduta corporativa, composição do conselho, práticas anticorrupção, entre outros.

E por que as empresas estão preocupadas com ESG?

A realidade de muitas empresas é que elas possuem uma movimentação financeira maior que o PIB de alguns países. A mentalidade do passado envolvia o crescimento financeiro, pelo crescimento, as empresas e entidades dificilmente se preocupavam com as consequências de seus crescimentos. Algumas, principalmente as indústrias, tinham consequencias que agravavam o meio ambiente.

Mas isso é passado. As empresas entendem que o lucro é importante, mas ela precisa pensar qual o papel dela dentro da sociedade, ela tem uma responsabilidade. Foi nessa condições que o capitalismo de stakeholder torna-se um conceito bastante utilizado.

Capitalismo de Stakeholder

O Capitalismo segundo Milton Friedman acredita que o licro deve ser o principal objetivo de uma empresa ou entedidade. Mas o mundo mudou, e além do lucro, a geração de valor por todas as partes envolvidas na empresa também tem o seu valor. Essas partes envolvidas nas empresas são chamadas de stakeholders, podem ser colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes e comunidade.

A situação em que as empresas estavam, onde o lucro estava à frente de tudo estavam com os dias contados, e foi a partir desse momento, em que o ESG tornou-se tão importante para a vida das empresas. Ao desenvolver fortes laços com seus stakeholders, as empresas reduzem o risco operacional e aumentam a qualidade de seus produtos e serviços.

A faculdade FECAF possui iniciativas de ESG

ESG: esse é o futuro!

Passar uma boa imagem para a sociedade toda que é uma empresa que vale a pena trabalhar ou investir. Essa é a preocupação que todas as grandes empresas pensam. Mas não são atitudes que fiquem apenas no discurso, elas precisam fazer com que toda a sociedade em torno dela estejam impactadas. E isso só faz bem até para o seu clima organizacional, afinal, qual colaborador não quer trabalhar em um ambiente, em que não sofra qualquer tipo de assedio, ou que a empresa abrace as pautas inclusivas e se preocupe em construir um mundo melhor?

E práticas de ESG são simples. Elas podem ser as mais variadas possiveis, como incentivar os colaboradores em utilizer produtos reciclaveis, ou acolher aqueles que se consideram de grupos minoritários (comunidade LGBTQIA+, diversidade racial e gênero, são exemplo).

E as vantagens não param por ai, as grandes empresas que estão investindo em boas práticas de ESG, podem colher resultados como:

  • Reter talentos;
  • Conquistar clientes;
  • Atrair investimentos;
  • Engajar a marca no mercado.

E você? Tem alguma boa prática de ESG que já faz em seu trabalho, ou que pensa em implantar? Pense e reflita, que a mudança para o futuro depende apenas de nossas ações de hoje!

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.