PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA
OBJETIVOS
- Estabelecer normas e condutas para questões relacionadas à COVID-19, que propiciem um ambiente seguro para todos.
PREMISSAS
- A saúde em primeiro lugar
- Os riscos de contaminação devem ser reduzidos
- Todas as normas sanitárias serão cumpridas
- Aprendizagem efetiva no ensino remoto e presencial
ESTRATÉGIAS
- Informação, educação e treinamento para prevenir o contágio
- Busca ativa de focos prováveis de contaminação
- Ações de contingência adotadas com celeridade
- Educação remota de alta performance
FASES
A preparação para o retorno das atividades presenciais foi dividida nas seguintes fases:
- LIMPEZA, DESINFECÇÃO DOS AMBIENTES E ADEQUAÇÕES ESTRUTURAIS DOS EDIFÍCIOS
- Desinfecção dos prédios antes do reinício das atividades presenciais
- Adequações dos ambientes e layouts
- Espaços de triagem nas entradas
- Sinalização preventiva (etiqueta respiratória, higienização das mãos etc.)
- TREINAMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS COM SIMULAÇÕES DAS NOVAS ROTINAS
- Treinamento remoto de biossegurança para a comunidade acadêmica
- Treinamento presencial aos funcionários da limpeza
- Treinamento docente para atividades híbridas
- Enfermaria preparada para agir proativamente e receptivamente
- APLICAÇÃO DE PESQUISAS DIAGNÓSTICAS COM ALUNOS, DOCENTES E COLABORADORES
- Questionário de aspectos gerais de saúde e específicos de COVID19 (toda comunidade acadêmica) – aplicado antes do retorno presencial
- ENTREGAS DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E ASSINATURAS DE TERMOS DE CIÊNCIA
- Entrega de máscara de proteção e garrafa de água
- Registro da ciência e anuência do protocolo de retorno às atividades presenciais (comunidade acadêmica) – após conclusão do Treinamento de Biossegurança e Preenchimento do Questionário
- RETORNO GRADUAL E ESCALONADO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
- Datas e escalas divulgadas pelas lideranças das áreas
- Preparação para reabertura da instituição
- Atividades de acolhimento
COMISSÃO DE SAÚDE
Formada por profissional da saúde, colaboradores administrativos, docentes e alunos (ou responsáveis de alunos menores de idade).
A Comissão tem a responsabilidade de acompanhar o funcionamento da instituição de ensino durante o período de pandemia, validando e propondo melhorias nos procedimentos adotados, por meio de reuniões periódicas.
MEDIDAS
- O uso de máscaras é obrigatório para todos durante a permanência na instituição.
- Não permitir o compartilhamento de máscaras. As máscaras são de uso individual.
- Cada aluno deve levar pelo menos duas máscaras para a instituição, uma em uso, outra para troca quando excedidas 2 horas de uso ou por outra necessidade de troca.
- A máscara deve ser trocada a cada 2 a 4 horas ou sempre que estiver úmida, suja ou rasgada.
- Após o uso, as máscaras devem ser acondicionadas em sacos plásticos e guardadas na mochila do aluno para posterior lavagem no domicílio.
- Reforçar comunicação sobre uso obrigatório e formas de colocar e retirar a máscara.
- Os professores e os funcionários que têm contato com o público devem usar, além da máscara,
- A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda o uso regular de luvas por pessoas no entorno comunitário. O uso de luvas pode aumentar os riscos de infecção em quem usa ou de transmissão para outras pessoas caso sejam tocadas superfícies contaminadas sem que depois as luvas sejam retiradas e as mãos lavadas.
- Evitar o compartilhamento simultâneo da estação de trabalho por mais de um funcionário.
- Respeitar a distância mínima de 1 metro nas estações de trabalho, inclusive os assentos nas salas de reunião.
- Não permitir atividades físicas que possam propiciar o contato físico entre os alunos.
- Sempre que possível manter os ambientes arejados, dar preferência a espaços abertos para aulas. É permitido o uso de ambientes com ar condicionado.
- Garantir a higiene das mãos com álcool gel e/ou com água e sabão na entrada e na saída da instituição.
- Disponibilizar álcool gel em todos os ambientes
- Sinalizar os locais nos quais é possível fazer a higiene das mãos.
- Colocar cartazes com a técnica da lavagem das mãos em todos os banheiros e da técnica da higiene das mãos com álcool gel em todas as salas de aula e setores administrativos.
- Expor cartazes com orientações sobre como proceder em caso de tosse ou espirro, e alertar para que seja evitado o toque nos olhos, nariz ou boca.
- Orientar para que cada aluno, professor ou funcionário traga e utilize sua própria garrafa de água, utilizando os bebedouros comuns apenas para encher essas garrafas novamente.
- Não permitir o compartilhamento de copos, garrafas, pratos, talheres, entre outros. Todos os utensílios são de uso individual.
- A instituição deve proceder à limpeza das salas de aula e dos banheiros no final de cada turno (manhã, tarde, noite) e sempre que necessário.
- A limpeza de piso, pias e vasos sanitários deve ser realizada com água e sabão e água sanitária (hipoclorito de sódio a 0,5%).
- A limpeza das cadeiras, carteiras, teclados, maçanetas, interruptores e outros equipamentos deve ser feita com álcool a 70%.
- A limpeza de áreas administrativas e de demais ambientes da instituição deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia.
- Os ambientes com maior circulação de pessoas e os objetos mais tocados (maçanetas, interruptores, teclados, etc.) devem ser limpos frequentemente.
- Cada funcionário deve ser orientado a fazer a higiene com álcool gel de sua estação de trabalho antes de iniciar seu turno de trabalho.
- Na entrada da instituição deve ser realizada a aferição da temperatura corporal de TODOS os alunos, professores e funcionários.
- As famílias dos alunos, os alunos, os professores e os funcionários devem avisar a instituição em caso de adoecimento por COVID-19.
- Professores e funcionários devem ficar atentos para identificar quaisquer sintomas de COVID-19 em alunos, professores e funcionários.
- A instituição deve ter um espaço reservado, para a situação em que haja adoecimento de algum aluno, professor ou funcionário. Dependendo do contexto clínico, pode haver a necessidade de conduzir o (a) estudante para atendimento médico.
- A instituição deve providenciar e garantir o imediato afastamento para isolamento domiciliar por 14 dias, a partir do surgimento dos sintomas, dos alunos, professores ou funcionários que:
- apresentem sintomas da síndrome gripal e/ou;
- comprovem residência com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 e/ou;
- testarem positivo para Covid-19 pelo RT-PCR.
- Caso haja um caso suspeito de COVID-19 numa turma, não haverá suspensão das aulas.
- Em caso de ocorrência de casos de COVID-19 em uma sala deve ser feita a limpeza completa da sala (piso, paredes, móveis e equipamentos).
- Manter os ambientes arejados, preferencialmente com ventilação natural (portas e janelas abertas). Caso não seja possível ventilação natural, e se faça necessária a utilização de ar condicionado para climatizar ambientes, manter limpeza semanal dos filtros e mensal dos demais componentes do sistema de climatização (dutos e ventiladores, entre outros) de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e a manter a qualidade interna do ar.
- A instituição recomendará o trabalho remoto para colaboradores sempre que possível, preferencialmente com a alternância/rodízio de horários.
- As reuniões de colaboradores/professores devem ser realizadas por videoconferência, sempre que possível.
- Aplicação de questionários periódicos para acompanhamento do estado de saúde geral de alunos e colaboradores.
FLUXOS
- Nos casos de alunos ou colaboradores que apresentarem sintomas da COVID-19.
- Encaminhar para atividade remota durante 14 dias.
- Nos casos de alunos ou colaboradores com diagnóstico de COVID-19 confirmado.
- Encaminhar para atividade remota durante 14 dias;
- Realizar o mapeamento de contato diário;
- Realizar entrevista de saúde;
- Realizar acompanhamento periódico.
- Nos casos de alunos ou colaboradores que residem com alguém que apresente sintomas de COVID-19 ou tenha diagnóstico confirmado.
- Realizar acompanhamento periódico.
- Nos casos de alunos ou colaboradores que apresentarem alteração na temperatura ao chegar na instituição.
- Encaminhar imediatamente para a sala de triagem, sem acessar demais ambientes e/ou
- Encaminhar para atividade remota.
- Nos casos de alunos FECAF ou colaboradores que apresentarem sintomas emocionais que impossibilitam as suas atividades.
- Sugerir avaliação e acompanhamento pelo NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico da FECAF).
ESTE DOCUMENTO PODERÁ SER REVISADO E APRIMORADO SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
07/01/2022 – Gente e Gestão