Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

O que é psicologia positiva?

Leitura: 6 min

O que é psicologia positiva?

Descubra os detalhes desse ramo da psicologia, e como colocar a psicologia positiva em sua vida

“Seja gentil e calmo com as pessoas, quase ninguém está bem”, essa frase anda descrevendo a maioria das pessoas. Todo mundo precisa dedicar um pouco das atenções na saúde mental. Não à toa que cada vez mais as pessoas estão falando sobre assuntos importantes, como o combate ao suidicio, distúrbios mentais e esse cuidado maior com o bem-estar mental.

Obviamente que a pandemia e o isolamento social só fizeram as pessoas se preocuparem com o bem-estar mental de todos. Muitos não estão sabendo de se adaptar ao home office, e acabam desenvolvendo esgotamento mental. E a psicologia positiva entra nesse quesito: em como oferecer boas práticas para aumentar a sensação de bem estar. Nesse texto, nós vamos te explicar tudo que envolve a psicologia positiva e como você pode colocar em sua vida.

Mas afinal de contas, o que é psicologia positiva?

A psicologia positiva é uma área de estudo da psicologia que estuda os elementos que podem trazer a felicidade ou o bem-estar na vida das pessoas. Obviamente que felicidade é um conceito bastante subjetivo. Mas esse ramo da psicologia busca priorizar a identificação de desvios mentais, para entender por que o paciente não tem a sensação de bem-estar.

Você pode estar se perguntando? Como conseguir essa sensação de bem-estar, de estar feliz com a própria vida, né? Segundo a Psicologia Positiva, uma das primeiras coisas a se fazerem é pensar nos aspectos positivos da vida. Além de que existem uma série de ferramentas que podem contribuir para que o cérebro consiga identificar esses aspectos positivos da vida. A autorresponsabilidade pode mostrar o quanto cada um tem o poder de mudar a sua vida.

Gratidão é um bom caminho…

Todos nós sabemos que a gratidão é uma palavra da moda. Mesmo ela sendo usada na maioria das vezes de forma errada, esse é um sentimento que pode te ajudar a ter uma vida menos sofrida. Sempre é bom saber que temos motivos para agradecer: de estar vivo, com saúde, com forças para enfrentar os dilemas do dia-a-dia. 

Assim como tudo na vida, esses exercícios da psicologia positiva são um treino diário. Sempre é preciso treinar a nossa mente para deixar os aspectos negativos de lado, buscando olhar o lado bom da vida. Em ter resiliência em nossa vida. Não é fácil! Sempre vão ter aspectos na vida que possam te levar para um lado da vida mais negativo, porém, nós precisamos tentar enxergar o copo meio cheio, do que meio vazio.

 

A prática de exercícios físicos regulares é um dos segredos de colocar a psicologia positiva na rotina

Como colocar a psicologia positiva na rotina do cotidiano?

Essa deve ser uma grande dificuldade. Por que não é apenas clicar um botão e começar a ser otimista e positivo do nada, né? Então, preste atenção em como colocar psicologia positiva na prática e aos poucos, você vai ver que a sua vida já vai ter algumas mudanças significativas!

Exercícios das emoções é o primeiro passo. Essa série de exercícios fazem com que você coloque a frente dos aspectos negativos de sua vida, os positivos. Tentar concentrar as suas atenções em situações que possam lhe dar esperança e alegria.

Outro grande passo da psicologia positiva está na mudança por uma qualidade de vida. Você trabalha demais? Vive cansado? Está cheio de problemas? Começa a concentrar todas as suas energias em melhorar a sua qualidade de vida. Exercícios físicos, terapia, bons momentos com a sua família ou amigos podem te ajudar nessa melhora. Sabe aquela situação tóxica que você está vivendo? Busque sair dela, mesmo que seja difícil, passe a se colocar em primeiro lugar, em pensar em como melhorar a sua vida, e aí correr atrás de uma sensação de felicidade, de bem-estar. Quando você passa a se preocupar contigo e não com os outros, a sua vida tende a melhorar.

Exemplos de como melhorar a sua qualidade de vida

Existem inúmeras formas de você melhorar a qualidade de vida. De você tentar ter um olhar mais positivo para a sua vida. Veja alguns exemplos simples e que aos poucos você vai conseguir colocar o seu bem-estar na sua rotina diária.

  • Tenha metas alcançáveis 
  • Identifique seus sinais de cansaço
  • Faça pelo menos 30 minutos de atividade física
  • Tenha mais momentos de gratidões
  • Faça uma seleção de notícias, mas não fique alienado(a)
  • Tenha um ritual matinal
  • Busque ter uma alimentação saudável

Se você reparar, não são tarefas difíceis. Você não precisa fazer tudo de uma vez. Aos poucos, você vai conseguindo colocar a sua vida em ordem. E lembre-se: cuide de você primeiro, se ame mais do que você possa amar os outros, mesmo que eles sejam importantes. 

Você se interessou em saber mais sobre a psicologia positiva? Então nós indicamos em começar a cursar Psicologia. Esse é um dos cursos mais procurados aqui na FECAF, além de ser uma das 3 carreiras que mais cresceram nessa época de pandemia.

DESCUBRA QUAIS SÃO AS CARREIRAS QUE MAIS CRESCERAM NA PANDEMIA!

Saiba um pouco mais sobre o curso de Psicologia na FECAF

Na FECAF, nós temos Psicologia em nossa grade de cursos de graduação, ele tem nota 4 no MEC. Com professores especialistas e antenados no mercado de trabalho, o curso consegue unir a teoria com a prática. Ao ingressar em uma faculdade como a FECAF que está entre as melhores 18% faculdades do país, o aluno desde do primeiro dia vai ser influenciado a produzir portfolios.

Além de que o aluno que fizer psicologia na FECAF tem acesso ao setor de empregabilidade da faculdade. Nós te damos todo o suporte necessário para o aluno conseguir ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível.  Além de utilizar a plataforma de empregabilidade – Workalove, e ter um currículo otimizado para o mercado de trabalho!

Quais disciplinas se estudam em Psicologia?

Depois de você ser aprovado no processo seletivo e iniciar as aulas, você terá uma grande variedade de disciplinas para estudar. Desde noções de avaliação psicológica, neuropsicologia, psicologia da saúde, psicologia do desenvolvimento, fundamentos da psicologia e supervisão clínica.

Baixe um PDF EXCLUSIVO com todos os detalhes do curso de Psicologia, e finalmente você poderá dar o passo rumo ao seu sucesso.

FAÇA PSICOLOGIA NA FECAF!

Seu Sonho, Nossa Meta! 

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin


BAIXE O PDF SOBRE PSICOLOGIA AQUI!

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.