Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Saiba tudo sobre a Psicologia Organizacional

Leitura: 6 min

Saiba tudo sobre a Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional é uma das áreas que mais gera interesse entre as empresas e organizações

É comum cada vez mais pessoas se preocuparem com o seu bem estar. Não apenas aquele que podemos proporcionar materialmente, mas aquele que mentalmente precisamos nos cuidar. A saúde mental tornou-se uma grande preocupação das pessoas, e as grandes empresas passaram a se preocupar também! Por isso que a psicologia organizacional passou a se tornar um campo de interesse tão importante.

Mas você sabe o que é psicologia organizacional?

Segundo a professora Paula Coimbra, coordenadora de Psicologia da FECAF, a Psicologia Organizacional é uma área da psicologia que trabalha dentro das empresas ou organizações. Conhecido também como comportamento organizacional, ele tem como objetivo entender o comportamento de pessoas, grupos e instituições.

O que o psicólogo faz dentro da empresa, ele faz a captação. Utiliza recursos, tecnicas de avaliações, teste, entrevistas, para captar o melhor profissional para determinada área”, explica a professora Paula. 

Vale entender que a psicologia organizacional e a psicologia do trabalho não são iguais. Elas são complementares! Enquanto a primeira está relacionada ao bem-estar psicológico dos funcionários dentro de uma empresa, em seu ambiente de trabalho. A segunda está mais próxima da gestão de pessoas, e possui um viés mais estratégico.

Em resumo: essa área utiliza o ambiente de trabalho como cenário para as suas análises. E cada vez mais funcionários de RH estão buscando esse ramo da psicologia para transformar os ambientes de trabalho locais mais saudáveis. E a pandemia só fez aumentar esse interesse. 

Muitos ambientes de trabalho passaram a se tornar as próprias casas dos colaboradores. Ou seja, para isso é necessário uma preocupação maior dos setores de recursos humanos em se preocupar com o clima organizacional de suas empresas. Cada vez mais está certo que as grandes empresas enxergam seus colaboradores como pessoas e não como número.

As vantagens da psicologia organizacional:

Melhorar a produtividade!

Aumentar a motivação!

Reduzir a rotatividade de contratações! 

O psicólogo pode trabalhar também auxiliando uma promoção e um plano de carreira de determinada área.”, explicou a professora Paula, que afirma que essa é uma área bastante importante na psicologia.

O que você vai aprender na pós Psicologia Organizacional?

Quando você começa a fazer a pós-graduação em Psicologia Organizacional, você vai estudar as seguintes disciplinas: Coaching e Liderança, Comunicação nas Organizações, Desempenho e Potencial Humano, Dinâmicas Grupais, Gestão por Competências, História da Psicologia Organizacional, Negociação de Conflitos, Psicologia Positiva, Relações Interpessoais e de Poder, Responsabilidade Social e Corporativa.

Você sabia que a FECAF tem uma pós-graduação nessa área? Com dois encontros semanais, você em muito pouco tempo vai conseguir dar mais um passo rumo ao seu sucesso profissional. Em um ano, você vai ter mais um diploma, e pode se especializar em uma área tão relevante quanto essa!  Ou seja, você vai ver que com uma pós-graduação a sua vida profissional vai dar um up!

FECAF: Seu Sonho, Nossa Meta!

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.