Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Veja como escrever um bom texto dissertativo

Leitura: 6 min

Veja como escrever um bom texto dissertativo

Descubra como melhorar a sua escrita de um bom texto dissertativo. E saiba utilizar as melhores técnicas de redação.

Um dos maiores desafios mais comuns é a redação. Muitas pessoas sempre tiveram uma imensa dificuldade em conseguir elaborar as suas redações, e em especial, o texto dissertativo. A redação acabou se tornando um pesadelo para a maioria das pessoas, e sabe por que? A sua grande maioria se quer sabe que existe técnicas para escrever uma boa redação.

As dúvidas em relação ao texto dissertativo podem ter diversas origens, e nesse post você vai ver como pode conseguir escrever um bom texto dissertativo!

Nesse post você vai ler:
O que é um texto dissertativo?
Tipos de texto dissertativo
E como escrever um bom texto dissertativo?

As melhores dicas e técnicas para escrever um bom texto dissertativo

O que é um texto dissertativo?

O texto dissertativo é um tipo de redação que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada. Existem dois tipos de texto dissertativo: argumentativo e expositivo.

Texto dissertativo argumentativo:

O texto dissertativo argumentativo é aquele que tem como objetivo principal persuadir o leitor sobre qual abordagem do tema que será desenvolvido. O texto precisa utilizar argumentos de forma impessoal, ou seja, ele precisa ser escrito sempre na terceira pessoa, de forma clara e objetiva.

Outro grande detalhe do texto dissertativo argumentativo é a utilização de  exemplos e informações de conhecimento comum, opiniões de escritores conhecidos, produções científicas, dados estatísticos. A organização do texto dissertativo argumentativo é feita em três grandes partes:

  1. Introdução: Como já diz o nome, esse é o momento, onde você vai introduzir o tema a ser abordado. Ou seja, você começa a fazer um pequeno resumo do que você vai argumentar naquele texto.
  2. Desenvolvimento: Nesse ponto do texto dissertativo argumentativo que você vai apresentar os pontos principais de seus argumentos. E essa forma é explicada de forma mais detalhada. Geralmente pode apresentar nesse momento, os pontos positivos e negativos, e sempre utilizando a persuasão para convencer o leitor.
  3. Conclusão: E nesse momento do texto dissertativo argumentativo, em que você vai retomar os principais aspectos abordados no decorrer do texto. E como diz o nome, você vai concluir todo o tema abordado.

Texto dissertativo expositivo:

O texto dissertativo expositivo é aquele que vai informar o leitor por meio da exposição de dados sobre o assunto que será abordado. Geralmente esse tipo de texto é mais comum em jornais, revistas e artigos científicos.

E como escrever um bom texto dissertativo?

Geralmente você vai produzir é o argumentativo. Quando uma pessoa é aprovada em um vestibular, ou faz a prova do ENEM, esse é o texto que vai ser cobrado. E existem algumas dicas técnicas para você finalmente ter a certeza que consegue escrever um bom texto dissertativo.

Desenvolva o hábito de ler

Quem quer escrever bem precisa ler. Essa é uma regra de ouro, e com o texto dissertativo não é diferente. Se um bom texto dissertativo, você precisa apresentar bons argumentos, na leitura que você consegue identificar esses pontos de vista. 

Outro grande motivo para ler é que na medida em que a pessoa está lendo, independente do que for ler, é a questão gramatical. É comprovado que quando a pessoa começa a ler, o cérebro dela começa a ter estímulos que ajudam na compreensão e organização do raciocínio. Além de ser uma ótima forma de ampliação de vocabulário.

Quer escrever bem? Leia! 

FAÇA SEU TESTE VOCACIONAL DE GRAÇA!

Organize seus argumentos

Saber ter uma linha de raciocínio é vital. Tenha coerência com a sua opinião como escritor. E com isso, você vai entender que é crucial ter uma linha específica de pensamento para fazer um bom texto dissertativo. 

A pessoa precisa argumentar e persuadir o leitor que os pontos de vista dele são os mais corretos, certo? Então, saiba utilizar seus argumentos, e nesse momento, você vai entender como persuadir o seu leitor.

Não fuja do tema a ser abordado!

Um dos grandes problemas das pessoas a fazerem textos dissertativos é que fogem do tema a ser abordado. Isso acontece bastante em vestibulares e no ENEM. As pessoas acabam fugindo da proposta a ser abordada. 

Se você tem um texto que pede para você precisa convencer o leitor que aqueles pontos são os corretos, não precisa colocar pontos de vista que nada interferem no desenvolvimento do texto.  Se você vai falar de lasanha, por que vai falar sobre salada de frutas? É um exemplo muito bobo, mas se encaixa perfeitamente nesse cenário

Qualifique as suas fontes de informação!

Em tempos de fake news, você precisa triplicar o cuidado com a origem dos argumentos que serão utilizados. Cada vez mais, as pessoas estão confundindo fatos com opiniões. E como não cair nessa cilada? 

Primeira dica: fuja de mensagens que aquela sua tia compartilhou com mil pessoas, e aparece com a mensagem: ‘compartilhado com frequência’. 

Segunda dica: busque ter credibilidade. E como você vai conseguir isso? Busque sempre utilizar fontes como órgãos governamentais, empresas de pesquisa e veículos de comunicação. 

DESCUBRA COMO VENCER A PROCRASTINAÇÃO AO ESTUDAR!

Crie uma rotina constante de escrita

Quando você aprende a andar de bicicleta não leva uma série de tombos? Mas continua a tentar andar? Quanto mais praticar, as chances ficam cada vez maiores de o texto ficar melhor. Crie uma rotina de escrita, escreva, busque qualificar a forma como você utilizar os seus pontos de vista.

Estude bastante a gramática da língua portuguesa, em especial, a utilização da pontuação e acentuação gráfica. E por fim, e não menos importante, busque o feedback de redações já feitas, mas não adianta pedir para qualquer pessoa, hein? Busque o auxílio de um professor de português, ou qualquer outro que possa te ajudar!

E agora? Mãos à obra! 

Quanto mais praticar, as chances são maiores de fazer um bom texto dissertativo
Quanto mais praticar, as chances são maiores de fazer um bom texto dissertativo

Você conhece a FECAF?

A FECAF tem nota máxima no MEC, além de estar entre as 18% melhores faculdades do país. Nós utilizamos a melhor plataforma de ensino do mundo: DSL – Brightspace. Qualquer dúvida que você tiver, pode entrar em contato pelo nosso whats app que te damos todo o suporte. 

Mas principalmente: nós estamos preocupados com o futuro dos nossos alunos. Nós acreditamos que você terá uma trajetória de sucesso. E pensando nisso, nós incentivamos a produção de portfólio no decorrer de todo o seu curso, além de propor um currículo flexível e ter a possibilidade de você ter mini certificados no decorrer do curso. 

Falando em diplomas e certificados, todos são via Badges, com a tecnologia blockchain, onde todos são verificáveis. Ou seja, não tem como mentir em seu currículo, e passar uma imagem mais séria para o mercado de trabalho.

Outro grande diferencial é o FECAF Carreira, um setor específico com consultorias para você entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível! Além de utilizar a plataforma de empregabilidade – Workalove, e ter um currículo otimizado para o mercado de trabalho!

Página Inicial

Siga a FECAF no Linkedin

FECAF: Seu Sonho, Nossa Meta! 


FAÇA SEU PROCESSO SELETIVO AQUI!

Receba nossos conteúdos exclusivos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.